FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA:

AÇÕES DO PROLICEN

Autores

Palavras-chave:

Currículo. Ciências biológicas. Formação docente.

Resumo

Considerando as Leis 10.639/2003 e 11.645/2005, o presente trabalho apresenta as ações do Projeto de Iniciação à Docência (Prolicen), desenvolvido no campus Areia da Universidade Federal da Paraíba, com estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo é relatar as ações desenvolvidas no Prolicen, durante o ano de 2023, trazendo uma discussão sobre a importância dos estudos étnico-raciais e multiculturalidade associado à formação docente. Como atividades, destacamos a pesquisa bibliográfica exploratória nas Plataformas Google Academic e Capes, sobre as ações do ensino de biologia associados às leis supracitadas e as práticas antirracista; além de produção de artigos científicos, artigos para jornal online; e a elaboração de perfis biográficos. Demonstra-se a importâncias das ações desenvolvidas no Prolicen para a formação inicial do licenciando de maneira a contribuir com a formação crítica e cidadã para a construção de práticas antirracistas.

 

Biografia do Autor

Aline Vitoria Alves Da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPB-CCA. Bolsista do PROLICEN e Voluntária no PIBID.

Raiane dos Santos Silva, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura pela UFPB - CCA , Campus II . Bolsista do PROLICEN e ex-bolsista de extensão na área de educação.

Emelyne Duarte Sales, Universidade Federal da Paraíba

Bacharela e licencianda em Ciências Biológicas pela UFPB -CCA. Bolsista do PIBID e voluntária no PROLICEN.

Ana Cristina Silva Daxenberger , Universidade Federal da Paraíba

Dra. em Educação Escolar pela UNESP. Mestra em Educação pela UMESP. Professora Associada 3 do DCFS/CCA/UFPB. Membro do Neabi. Membro do Comitê de Inclusão e Acessibilidade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial (GEPE). Profa. do PPGL.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Silva, A. V. A. da, dos Santos Silva, R., Sales, E. D. ., & Silva Daxenberger , A. C. (2024). FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: : AÇÕES DO PROLICEN. Ensaios Pedagógicos, 8(1), p.168–187. Recuperado de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/325