FORMAÇÃO DOCENTE PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA:
AÇÕES DO PROLICEN
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.325Palavras-chave:
Currículo. Ciências biológicas. Formação docente.Resumo
Considerando as Leis 10.639/2003 e 11.645/2005, o presente trabalho apresenta as ações do Projeto de Iniciação à Docência (Prolicen), desenvolvido no campus Areia da Universidade Federal da Paraíba, com estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas. O objetivo é relatar as ações desenvolvidas no Prolicen, durante o ano de 2023, trazendo uma discussão sobre a importância dos estudos étnico-raciais e multiculturalidade associado à formação docente. Como atividades, destacamos a pesquisa bibliográfica exploratória nas Plataformas Google Academic e Capes, sobre as ações do ensino de biologia associados às leis supracitadas e as práticas antirracista; além de produção de artigos científicos, artigos para jornal online; e a elaboração de perfis biográficos. Demonstra-se a importâncias das ações desenvolvidas no Prolicen para a formação inicial do licenciando de maneira a contribuir com a formação crítica e cidadã para a construção de práticas antirracistas.
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