ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E REFLEXÕES EM PROL DA CIRCULAÇÃO DE IDEIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v3i1.103

Palavras-chave:

educação em sexualidade. Epistemologia. Sexualidade. Política pública.

Resumo

Este trabalho discute a educação em sexualidade no espaço escolar, trazendo um apanhado histórico da sexualidade, e buscando uma reflexão e elementos norteadores fundamentais para uma análise Fleckiana. No geral, as escolas brasileiras, sejam elas públicas ou privadas, sempre tentaram manter o tema sexualidade longe dos procedimentos curriculares e das responsabilidades institucionais. Que papel a escola tem sobre a temática? Com base nas categorias Fleckianas, buscou-se discutir a sexualidade na perspectiva de diferentes estilos e coletivos de pensamentos com vieses em direitos humanos; educação/ensino; biologia família; religião e políticas públicas.

Biografia do Autor

Jéssica Karine Marques, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. 

Isabela Custódio Talora Bozzini, Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras

Formada em licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Educação. Professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos (Campus Araras).

Tathiane Milaré, Universidade Federal de São Carlos - Campus Araras Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação

Licenciada em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos, atuando nos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. 

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Publicado

2019-07-11

Como Citar

Marques, J. K., Bozzini, I. C. T., & Milaré, T. (2019). ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE E REFLEXÕES EM PROL DA CIRCULAÇÃO DE IDEIAS. Ensaios Pedagógicos, 3(1), p.44–54. https://doi.org/10.14244/enp.v3i1.103