Las estrategias de enseñanza como revoluciones del paradigma de Kuhn

Autores/as

  • Amanda Eloisa Ribeiro Gomes UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Mateus Xavier Yamaguti UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos
  • Tathiane Milaré UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0001-6557-1769

Palabras clave:

enseñanza de las ciencias, paradigma, revoluciones

Resumen

Este artículo tiene como objetivo discutir cuáles de las principales estrategias de enseñanza propuestas por el documento Directrices Educativas Complementarias para los Parámetros Curriculares Nacionales de Educación Secundaria (PCN+EM) para las ciencias naturales pueden ser consideradas como revoluciones de los paradigmas de Kuhn. Para ello, utilizaremos como metodología la investigación cualitativa de carácter exploratorio-descriptivo. Con nuestros análisis, nos dimos cuenta de que cada estrategia de enseñanza presente en PCN+EM aparece como una forma de revolucionar la enseñanza tradicional en un contexto histórico determinado, pero solo algunas de ellas pueden considerarse paradigmas, ya que surgen de revoluciones.

Biografía del autor/a

Amanda Eloisa Ribeiro Gomes, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de São Carlos. Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2021). Atualmente é bolsista do programa de mestrado no projeto Difundindo e popularizando as atividades de ensino, pesquisa e extensão do CCA e faz parte do Grupo de Pesquisa de Educação em Ciências e Matemática no Contexto CTS da UFSCar Araras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem 

Mateus Xavier Yamaguti, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de São Carlos - CCA (2021). Atualmente é Analista de aprendizagem na empresa de tecnologia NAPP SOLUTIONS. Tem experiência na área de ensino e apredizagem corporativa, voltado para a capacitação tecnologica com foco em linguagens de programação Python, SQL e desenvolvimento de projetos. Assim como, orientação e tutoria dos alunos. Como também, é mestrando do programa de Educação em Ciências e Matemática da UFSCAR - Campus de Araras. Por fim, participa do grupo de pesquisa LABINTEC da UFSCAR (Laboratório de Tecnologias e Inclusão), que possui foco de gerar recursos tecnologicos para inclusão educacional.

Tathiane Milaré, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Licenciatura em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e Doutorado em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professora do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e de Química, atuando principalmente em temas relativos à Alfabetização Científica e Tecnológica e à análise epistemológica da produção da Pesquisa em Ensino de Química.

Publicado

2023-03-07

Cómo citar

Gomes, A. E. R., Yamaguti, M. X., & Milaré, T. . (2023). Las estrategias de enseñanza como revoluciones del paradigma de Kuhn. Ensaios Pedagógicos, 7(1), p.73–80. Recuperado a partir de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/290

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.