MATERIAIS DIDÁTICOS VISUAIS E O ENSINO DE LIBRAS COMO ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOAS SURDA

Autores

  • Ritha Cordeiro de Sousa e Lima INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA (IFPB) UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
  • Alanna Kelly Gomes de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.379

Palavras-chave:

Materiais didáticos visuais. Pessoas Surdas. Ensino de Libras.

Resumo

O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Lei 10.436/02 como língua natural da comunidade surda brasileira, assegura o direito à instrução em sua língua nativa. No entanto, ainda há lacunas na criação de materiais didáticos visuais para o ensino de Libras como L1. Este estudo qualitativo e bibliográfico, a partir de autores como Strobel (2008); Marques (1999); Alves (2020), investigou nos periódicos da CAPES e UFPB (2013-2023) a produção de materiais visuais no ensino de Libras. A análise revelou uma presença tímida de pesquisas abordando a visualidade, aspecto essencial no ensino para pessoas surdas. Diante dos achados, o estudo apresenta materiais visuais desenvolvidos durante o curso de Letras Libras da UFCG, enfatizando a importância de práticas metodológicas que integrem a visualidade na aquisição da Libras, respeitando a subjetividade da comunidade surda.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Cordeiro de Sousa e Lima, R., & Kelly Gomes de Oliveira, A. (2024). MATERIAIS DIDÁTICOS VISUAIS E O ENSINO DE LIBRAS COMO ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOAS SURDA. Ensaios Pedagógicos, 8(3), p.136–151. https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.379

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