MATERIAIS DIDÁTICOS VISUAIS E O ENSINO DE LIBRAS COMO ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOAS SURDA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.379Palavras-chave:
Materiais didáticos visuais. Pessoas Surdas. Ensino de Libras.Resumo
O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Lei 10.436/02 como língua natural da comunidade surda brasileira, assegura o direito à instrução em sua língua nativa. No entanto, ainda há lacunas na criação de materiais didáticos visuais para o ensino de Libras como L1. Este estudo qualitativo e bibliográfico, a partir de autores como Strobel (2008); Marques (1999); Alves (2020), investigou nos periódicos da CAPES e UFPB (2013-2023) a produção de materiais visuais no ensino de Libras. A análise revelou uma presença tímida de pesquisas abordando a visualidade, aspecto essencial no ensino para pessoas surdas. Diante dos achados, o estudo apresenta materiais visuais desenvolvidos durante o curso de Letras Libras da UFCG, enfatizando a importância de práticas metodológicas que integrem a visualidade na aquisição da Libras, respeitando a subjetividade da comunidade surda.
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