VISUAL EDUCATIONAL MATERIALS AND THE TEACHING OF SIGN LANGUAGE WITH A DEAF-CENTERED APPROACH
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.379Keywords:
Materiais didáticos visuais. Pessoas Surdas. Ensino de Libras.Abstract
The recognition of Brazilian Sign Language (Libras) by Law 10.436/02 as the natural language of the Brazilian deaf community ensures the right to education in their native language. However, there are still gaps in the creation of visual teaching materials for teaching Libras as L1. This qualitative and bibliographic study, based on authors such as Strobel (2008), Marques (1999), and Alves (2020), investigated the production of visual materials in Libras teaching in CAPES and UFPB journals (2013-2023). The analysis revealed a limited presence of research addressing visuality, an essential aspect in teaching deaf people. In light of these findings, the study presents visual materials developed during the UFCG's Letras Libras course, emphasizing the importance of methodological practices that integrate visuality into the acquisition of Libras, respecting the subjectivity of the deaf community.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ritha Cordeiro de Sousa e Lima, Alanna Kelly Gomes de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.