MATERIAIS DIDÁTICOS VISUAIS E O ENSINO DE LIBRAS COMO ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOAS SURDA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.379Palavras-chave:
Materiais didáticos visuais. Pessoas Surdas. Ensino de Libras.Resumo
O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Lei 10.436/02 como língua natural da comunidade surda brasileira assegura o direito à instrução na sua língua nativa. No entanto, ainda existem lacunas na criação de materiais didáticos visuais para o ensino de Libras como L1. Este estudo qualitativo e bibliográfico, com base em autores como Strobel (2008), Marques (1999) e Alves (2020), investigou nos periódicos da CAPES e UFPB (2013-2023) a produção de materiais visuais no ensino de Libras. A análise revelou uma presença tímida de pesquisas abordando a visualidade, um aspeto essencial no ensino para pessoas surdas. Face aos achados, o estudo apresenta materiais visuais desenvolvidos durante o curso de Letras Libras da UFCG, enfatizando a importância de práticas metodológicas que integrem a visualidade na aquisição da Libras, respeitando a subjetividade da comunidade surda.
Ficheiros Adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Ritha Cordeiro de Sousa e Lima, Alanna Kelly Gomes de Oliveira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.