O ENSINO DA POESIA EM LIBRAS ATRAVÉS DAS ESTRATÉGIAS DE PEDAGOGIA SURDA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.376Palavras-chave:
Poesia em Libras, Escrita Criativa, Pedagogia surda, Ensino de LiteraturaResumo
Este artigo tem por objetivo analisar maneiras de ensinar adultos surdos a criar poesia em língua de sinais como contribuição à pesquisa sobre escrita criativa no campo da língua de sinais. As pesquisas sobre a escrita criativa no Brasil ainda são escassas (Abed, 2021) e na área de Libras, não encontramos nenhum registro sobre o ensino da poesia em Libras para adultos. Como base teórica, destacamos a teoria acerca da pedagogia surda de Ladd e Gonçalves (2011). Ao considerar as formas de aprendizagem dos surdos, descrevemos a eficácia do uso de um poema específico num curso de extensão sobre poesia em Libras ocorrido na Universidade Federal de Santa Catarina. O curso foi ministrado por duas professoras surdas para adultos surdos, fluentes em Libras, que desejavam aprender sobre sua própria forma artística de linguagem cultural. Analisamos o poema Tree (Árvore), do poeta surdo britânico Paul Scott, destacando seus recursos poéticos, como um modelo para ensinar poesia em língua de sinais. Mostramos os resultados poéticos atingidos ao utilizar este poema num espaço de aprendizagem composto por professores fluentes e participantes surdos.
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