O ENSINO DA POESIA EM LIBRAS ATRAVÉS DAS ESTRATÉGIAS DE PEDAGOGIA SURDA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.376Palabras clave:
Poesía en Libras, Escritura creativa, Pedagogía para sordos, Enseñanza de literaturaResumen
Este artículo tiene como objetivo analizar formas de enseñar a adultos sordos a crear poesía en lengua de signos para contribuir con la investigación de la escritura creativa en el campo de la lengua de signos. Los estudios sobre escritura creativa en Brasil aún son escasos (Abed, 2021). En el área de Libras, aunque existan algunas investigaciones sobre la enseñanza de literatura a niños sordos, no hemos encontrado registros sobre la enseñanza de poesia en Libras para adultos. Como base teórica destacamos la teoría de la pedagogía de los sordos de Ladd y Gonçalves (2011). Al plantear las formas de aprendizaje de las personas sordas, describimos la efectividad de utilizar un poema específico en un curso de extensión en la Universidad Federal de Santa Catarina. Este curso sobre poesía en Libras fue impartido por dos profesoras sordas para adultos sordos con fluidez en Libras, que buscaban aprender sobre su propia forma de lenguaje artístico. Analizamos el poema Tree, del poeta británico sordo Paul Scott, destacando varios de sus recursos poéticos como modelo para la enseñanza de poesía en lengua de signos. Finalmente, mostramos los resultados poéticos alcanzados al utilizar este poema en un espacio de aprendizaje compuesto por profesores fluentes y participantes sordos.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rachel Sutton Spence, Fernanda de Araujo Machado, Victória Hidalgo Pedroni
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.