INCLUSÃO NAS AULAS DO ENSINO SUPERIOR NA PERCEPÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS SURDOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.303

Palabras clave:

Ensino Superior., Inclusão, Surdo

Resumen

Este trabalho tem como objetivo desvelar os desafios à aprendizagem do surdo nas aulas ministradas no ensino superior e apresentar alternativas para a superação dos obstáculos vivenciados pelo surdo neste nível de ensino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica com dados estudados sob a técnica da Análise de conteúdo, a partir da qual foram geradas três categorias de análise: atitudes e práticas do professor, uso de recursos e procedimentos didáticos na educação dos surdos e avaliação. Os resultados indicam que o professor precisa: entender a diferença linguística do surdo, desenvolver atitudes positivas acerca da inclusão dos estudantes surdos, modificar os procedimentos e instrumentos de ensino e de avaliação, além de compreender o papel do Tradutor Intérprete da Língua Brasileira de Sinais/Português neste processo para desenvolver atividades que incluam os surdos nas atividades de ensino.

Biografía del autor/a

Adriana Moreira de Souza Corrêa, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Assistente da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Campus de Cajazeiras, lotada na Unidade Acadêmica de Letras - UAL. Participa do Grupo de Estudos de Objetos Virtuais de Aprendizagem - GEDOVA.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em processos Ensino-Aprendizagem na Educação Inclusiva.

Publicado

2023-05-10

Cómo citar

Corrêa, A. M. de S. . (2023). INCLUSÃO NAS AULAS DO ENSINO SUPERIOR NA PERCEPÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS SURDOS. Ensaios Pedagógicos, 7(2), p.7–19. https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.303

Artículos similares

> >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.