EXPERIÊNCIA E DESAFIOS DA HIBRIDIZAÇÃO CURRICULAR

Implantação da Carga Horária EaD em Cursos Presenciais da Unimontes (2020-2025)

Autores

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino híbrido, Políticas públicas, Ensino Superior., Unimontes

Resumo

Este relato de experiência institucional analisa a implantação da carga horária de Educação a Distância (EaD) em cursos presenciais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no período de 2020 a 2025, à luz dos novos marcos regulatórios da educação digital no Brasil. O estudo tem como objetivo analisar a consolidação e institucionalização dessa política acadêmica, baseada na Resolução CEPEx/Unimontes nº 214/2023, que instituiu o Programa de Educação Digital (PED). A pesquisa é descritiva, quantitativa e documental, utilizando dados administrativos de 746 salas virtuais criadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Os resultados indicam crescimento de 248% (2020-2024), com predominância das licenciaturas (74,3%), interiorização multicampi e 86% de oferta regular. Conclui-se que a EaD superou o caráter emergencial, tornando-se uma política institucional estruturante do ensino presencial, alinhada à flexibilização curricular e à inovação pedagógica.

Biografia do Autor

Christine Martins de Matos, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Mestrado em Administração (FEAD/MG, 2013), Especialização em Tecnologias da Computação (UFMG, 2001), Graduação em Sistemas de Informação (Unimontes, 2000) e Aperfeiçoamento em Engenharia de Software (UFMG, 2008). Docente com mais de 20 anos de experiência na área de Sistemas de Informação e em Educação Digital. Atualmente é Diretora do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), onde também é Professora no Departamento de Ciências da Computação, com foco na subárea de Engenharia de Software. Possui expertise consolidada em Tecnologias da Informação (TI), atuando principalmente em: Engenharia de Software e Qualidade de Software, Gestão da Informação e Gestão Estratégica com TI, Tecnologias na Educação (EAD e Educação Digital) e Desenvolvimento e Projeto de Sistemas. Possui envolvimento em projetos de fronteira, como a aplicação de Inteligência Artificial Generativa na Recuperação de Rastreabilidade entre Artefatos de Software, o fomento à Inovação através do Circuito de Conhecimentos, e a promoção da Educação Inclusiva e Acessibilidade Digital. Foi Coordenadora de curso de graduação em Sistemas de Informação na Unimontes em diversos períodos e possui ampla experiência em pesquisa e extensão, incluindo temas como Mineração de Dados, Governança de TI e Tecnologias da Computação

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-18

Como Citar

Martins de Matos, C., Santana Aguiar, F. R., Vieira Silva Ivo, N., & Alves Silva, E. (2025). EXPERIÊNCIA E DESAFIOS DA HIBRIDIZAÇÃO CURRICULAR: Implantação da Carga Horária EaD em Cursos Presenciais da Unimontes (2020-2025) . Ensaios Pedagógicos, 9(3), p.1–28. Recuperado de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/461

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