EXPERIÊNCIA E DESAFIOS DA HIBRIDIZAÇÃO CURRICULAR
Implantação da Carga Horária EaD em Cursos Presenciais da Unimontes (2020-2025)
Palabras clave:
Educação a Distância, Ensino híbrido, Políticas públicas, Ensino Superior., UnimontesResumen
Se trata de un relato de experiencia institucional sobre la implementación de la carga horaria de Educación a Distancia (EaD) en los cursos presenciales de la Universidad Estatal de Montes Claros (Unimontes) en el período de 2020 a 2025, a la luz de los nuevos marcos regulatorios de la educación digital en Brasil. El estudio tiene como objetivo analizar la trayectoria de implementación, consolidación e institucionalización de esta política académica, con base en la Resolución CEPEx/Unimontes n.º 214/2023, que instituyó el Programa de Educación Digital (PED) en la universidad. La investigación es de carácter descriptivo, con un enfoque cuantitativo y documental, basada en datos administrativos referentes a la creación de 746 aulas virtuales en el Entorno Virtual de Aprendizaje Moodle durante el período analizado. Los resultados indican un crecimiento del 248% (2020-2024), predominio de las licenciaturas (74,3%), una consistente interiorización multicampi y una prevalencia de la oferta regular del 86%. Se concluye que la EaD dejó de tener un carácter meramente de emergencia, pasando a configurarse como una política institucional estructurante de la enseñanza presencial, alineada con los marcos regulatorios nacionales y las demandas contemporáneas de flexibilización curricular e innovación pedagógica.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Christine Martins de Matos, Fátima Rita Santana Aguiar, Naiara Vieira Silva Ivo, Erick Alves Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.
