EXPERIÊNCIA E DESAFIOS DA HIBRIDIZAÇÃO CURRICULAR
Implantação da Carga Horária EaD em Cursos Presenciais da Unimontes (2020-2025)
Palavras-chave:
Educação a Distância, Ensino híbrido, Políticas públicas, Ensino Superior., UnimontesResumo
Este relato de experiência institucional analisa a implantação da carga horária de Educação a Distância (EaD) em cursos presenciais da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no período de 2020 a 2025, à luz dos novos marcos regulatórios da educação digital no Brasil. O estudo tem como objetivo analisar a consolidação e institucionalização dessa política acadêmica, baseada na Resolução CEPEx/Unimontes nº 214/2023, que instituiu o Programa de Educação Digital (PED). A pesquisa é descritiva, quantitativa e documental, utilizando dados administrativos de 746 salas virtuais criadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Os resultados indicam crescimento de 248% (2020-2024), com predominância das licenciaturas (74,3%), interiorização multicampi e 86% de oferta regular. Conclui-se que a EaD superou o caráter emergencial, tornando-se uma política institucional estruturante do ensino presencial, alinhada à flexibilização curricular e à inovação pedagógica.
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