CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM-SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.82Palavras-chave:
Conselho Municipal de Educação. Votorantim. Gestão democrática. Qualidade socialmente referenciada.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a criação, os processos de implementação e a gestão democrática do Conselho Municipal de Educação de Votorantim, à luz de revisão bibliográfica e documental de cunho qualitativo. Trata-se de uma pesquisa em andamento a qual se subdivide em três partes que se complementam, sendo a primeira dedicada à compreensão do local epistemológico de estudo, em termos geográficos e educacionais, a segunda à análise documental e a terceira relacionada a pesquisa de campo. O artigo que aqui se apresenta é, portanto, parte do método de exposição da segunda etapa da pesquisa, a qual envolve análise dos documentos vigentes que subjazem os atuais encaminhamentos do CME de Votorantim, principalmente quanto à gestão democrática e qualidade socialmente referenciada. As considerações finais apontam para a relevância da atuação colegiada do CME diante da promoção da qualidade em educação no contexto municipal, tendo como referência o olhar de sua representatividade.
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