CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM-SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Katlin Cristina de Castilho Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Kalin Cristina de Castilho Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.82

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação. Votorantim. Gestão democrática. Qualidade socialmente referenciada.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a criação, os processos de implementação e a gestão democrática do Conselho Municipal de Educação de Votorantim, à luz de revisão bibliográfica e documental de cunho qualitativo. Trata-se de uma pesquisa em andamento a qual se subdivide em três partes que se complementam, sendo a primeira dedicada à compreensão do local epistemológico de estudo, em termos geográficos e educacionais, a segunda à análise documental e a terceira relacionada a pesquisa de campo. O artigo que aqui se apresenta é, portanto, parte do método de exposição da segunda etapa da pesquisa, a qual envolve análise dos documentos vigentes que subjazem os atuais encaminhamentos do CME de Votorantim, principalmente quanto à gestão democrática e qualidade socialmente referenciada. As considerações finais apontam para a relevância da atuação colegiada do CME diante da promoção da qualidade em educação no contexto municipal, tendo como referência o olhar de sua representatividade.

Biografia do Autor

Katlin Cristina de Castilho, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Professora da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba e aluna do Mestrado em Educação da UFSCar-Sorocaba.

Kalin Cristina de Castilho, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Graduada em Pedagogia pela UFSCar campus Sorocaba/SP. Professora a na rede municipal de ensino de Votorantim/SP. membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento e Gestão da Educação (UFSCar-Sorocaba).

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Publicado

2018-08-11

Como Citar

Castilho, K. C. de, & Castilho, K. C. de. (2018). CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VOTORANTIM-SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Ensaios Pedagógicos, 2(2), p.27–38. https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.82

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