CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALTO DE PIRAPORA/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Noemia de Carvalho Garrido Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real
  • Viviane da Silva Silveira UFSCar/Sorocaba e Secretaria Municipal de Educação de Salto de Pirapora/SP.
  • Izabel de Carvalho Gonçalves Dias UFSCar/Sorocaba e UNISAL/Americana-SP.
  • Rute de Carvalho Angelini UFSCar/Sorocaba e UNISAL/Americana-SP.

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.87

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação. Gestão democrática. Salto de Pirapora/SP.

Resumo

Os colegiados legitimados pela gestão democrática podem contribuir não somente para a reflexão da educação do município, mas para a sua transformação. Nessa direção, o objetivo da presente pesquisa, em sua segunda etapa é discutir a criação, implementação e atuação do Conselho Municipal de Educação de Salto de Pirapora/SP, um dos 9 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Trata-se de uma abordagem qualitativa e exploratória, por meio de análise documental,  questionando-se a dimensão de gestão democrática trabalhada e vivenciada no C.M.E de Salto de Pirapora/SP, discute-se o eixo da autonomia do conselho em relação ao executivo e busca pela qualidade educacional socialmente referenciada. Dentre as ponderações que foram desveladas nesse estudo, destaca-se que é necessário total acompanhamento nas ações e deliberações de interesse social, principalmente quando é fruto de representações por segmentos. Esse cuidado de dialogicidade deve ter o efeito da transparência que a gestão democrática requer. 

Biografia do Autor

Viviane da Silva Silveira, UFSCar/Sorocaba e Secretaria Municipal de Educação de Salto de Pirapora/SP.

Aluna Especial do Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) campus Sorocaba, membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento e Gestão da Educação e Diretora de Escola da Rede Municipal de Ensino de Salto de Pirapora/SP.

Izabel de Carvalho Gonçalves Dias, UFSCar/Sorocaba e UNISAL/Americana-SP.

Mestre em Educação pelo– UNISAL campus Americana – SP. Pós-Graduada em Psicopedagogia e Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP campus Hortolândia – SP. Membro do GEPLAGE, UFSCar – Sorocaba – SP

Rute de Carvalho Angelini, UFSCar/Sorocaba e UNISAL/Americana-SP.

Mestre em Educação pelo– UNISAL campus Americana – SP. Membro do GEPLAGE, UFSCar – Sorocaba – SP.

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Publicado

2018-08-11

Como Citar

Garrido, N. de C., Silveira, V. da S., Dias, I. de C. G., & Angelini, R. de C. (2018). CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALTO DE PIRAPORA/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Ensaios Pedagógicos, 2(2), p.85–93. https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.87

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