CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALTO DE PIRAPORA/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i2.87Palavras-chave:
Conselho Municipal de Educação. Gestão democrática. Salto de Pirapora/SP.Resumo
Os colegiados legitimados pela gestão democrática podem contribuir não somente para a reflexão da educação do município, mas para a sua transformação. Nessa direção, o objetivo da presente pesquisa, em sua segunda etapa é discutir a criação, implementação e atuação do Conselho Municipal de Educação de Salto de Pirapora/SP, um dos 9 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Trata-se de uma abordagem qualitativa e exploratória, por meio de análise documental, questionando-se a dimensão de gestão democrática trabalhada e vivenciada no C.M.E de Salto de Pirapora/SP, discute-se o eixo da autonomia do conselho em relação ao executivo e busca pela qualidade educacional socialmente referenciada. Dentre as ponderações que foram desveladas nesse estudo, destaca-se que é necessário total acompanhamento nas ações e deliberações de interesse social, principalmente quando é fruto de representações por segmentos. Esse cuidado de dialogicidade deve ter o efeito da transparência que a gestão democrática requer.
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