O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALTO DE PIRAPORA/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL

Autores

  • Noemia de Carvalho Garrido UFSCar-Sorocaba e Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real
  • Izabel de Carvalho Gonçalves Dias UFSCar-Sorocaba.

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v1i3.50

Palavras-chave:

Educação. Salto de Pirapora/SP. Conselho Municipal de Educação.

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir a Educação no município de Salto de Pirapora-SP, seu contexto histórico, e alguns dados estatísticos sobre a educação do município e a apresentação dos marcos legais importantes concernentes às iniciativas do Executivo e Conselho Municipal. O percurso desse artigo se deu por meio de pesquisa bibliográfica, cujos resultados parciais apontam para a recorrência da gestão democrática, como princípio norteador das tomadas de decisão do município. O presente trabalho trata-se de um projeto de pesquisa intitulado “Conselhos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS)”, iniciativa do Grupo de Estudos Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. 

Biografia do Autor

Noemia de Carvalho Garrido, UFSCar-Sorocaba e Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real

Doutora em Ciências da Educação, pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugal. Mestrado em Educação e Pós-Graduada em Educação Social. Pós-Graduada em Psicopedagogia. Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990). Organização e publicação de livros sobre Pedagogia Social e Educação de Jovens e Adultos. Professora de EJA. Membro do Grupo de Estudos GEPLAGE, UFSCAR/Sorocaba. Atua nos seguintes temas: educação, educação de jovens e adultos, formação de educadores, Pedagogia Social.

Izabel de Carvalho Gonçalves Dias, UFSCar-Sorocaba.

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL campus Americana – SP. Pós-Graduada em Psicopedagogia e Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo – UNASP campus Hortolândia – SP. Membro do Grupo de Estudos Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação – GEPLAGE, UFSCar – Sorocaba – SP.

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Publicado

2018-01-13

Como Citar

Garrido, N. de C., & Dias, I. de C. G. (2018). O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALTO DE PIRAPORA/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL. Ensaios Pedagógicos, 1(3), p.68–78. https://doi.org/10.14244/enp.v1i3.50