O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALTO DE PIRAPORA/SP: CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO E ESTRUTURA EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v1i3.50Keywords:
Educação. Salto de Pirapora/SP. Conselho Municipal de Educação.Abstract
O objetivo desse artigo é discutir a Educação no município de Salto de Pirapora-SP, seu contexto histórico, e alguns dados estatísticos sobre a educação do município e a apresentação dos marcos legais importantes concernentes às iniciativas do Executivo e Conselho Municipal. O percurso desse artigo se deu por meio de pesquisa bibliográfica, cujos resultados parciais apontam para a recorrência da gestão democrática, como princípio norteador das tomadas de decisão do município. O presente trabalho trata-se de um projeto de pesquisa intitulado “Conselhos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS)”, iniciativa do Grupo de Estudos Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.
References
BARRETO, I. J. O surgimento de novas regiões metropolitanas no Brasil: uma discussão a respeito do caso de Sorocaba (SP). In: Espaço e Economia – Revista Brasileira de Geografia Econômica. 1/2012. Ano 1, Nº 1. p. 1-11.
BRASIL. PNE Lei 10172 de 09 de janeiro de 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf. » Acessado em 15/08/2017
EMPLASA. Dados Estatísticos. Região Metropolitana de Sorocaba. Disponível em: https://www.emplasa.sp.gov.br/RMS. Acessado em 30 de junho de 2017.
FRY, P.; VOGT, C.; GNERRE, M. A Comunidade do Cafundó Mafambura e Caxapura – na Encruzilhada da Identidade. In: Cadernos de Estudos Linguísticos – IEL UNICAMP. Número 6, 1984.
IBGE. População em 2016. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/v4/brasil/sp/salto-de-pirapora/panorama. Acessado em 30 de junho de 2017.
IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR. Disponível em: https://ieqsp.wordpress.com/2008/09/30/saltodepirapora/. Acessado em 30/06/2017.
INEP. IDEB de 2015. Disponível em: http://www.qedu.org.br/» acessado em 20 de junho de 2017.
REGIÃO METROPOLITANEA DE SOROCABA. Lei Complementar Nº 1.241, de 8 de maio de 2014. DOE 9 de maio de 2014 Disponível em: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/757742/sorocaba-sobe-para-o-19-maior-pib-do-brasil 2015.
SALTO DE PIRAPORA. Distribuição das Escolas: Portal do cidadão. Disponível em: http://saltodepirapora.sp.gov.br/index.php/educacao/ »acessado em 28/12/2017.
SALTO DE PIRAPORA. Plano Municipal de Educação. Lei Complementar nº 007/2015 de 23 de junho de 2015. http://cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=354530&idtema=156&search=s ao-paulo|salto-de-pirapora|ensino-matriculas-docentes-e-rede-escolar-2015.
SALTO DE PIRAPORA: Dados Estatísticos da Educação em Salto de Pirapora. Portal Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: http://saltodepirapora.sp.gov.br/index.php/educacao. »Acessado em 15/08/2017
SALTO DE PIRAPORA: Lei Complementar Nº 009/2010 de 14 de dezembro de 2010. Dispõe sobre a Reorganização do Estatuto e Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público do Município 2015.
SALTO DE PIRAPORA: Lei Complementar Nº 012/2010, DE 14 de dezembro de 2010. “Dispõe sobre o plano de desenvolvimento do município 2015.
SALTO DE PIRAPORA: Lei Complementar Nº 014/2013 de 10 de outubro de 2013. Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Direito da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Conselho da Cidade. 2015.
SÃO PAULO. Lei Estadual nº 2.456, Salto de Pirapora é desmembrado de Sorocaba. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/1953/lei-2456-30.12.1953.html. » Acessado em 28/12/2017.
SÃO PAULO. Região Metropolitana de Sorocaba. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=356807» Acessado em 28/12/2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Noemia de Carvalho Garrido, Izabel de Carvalho Gonçalves Dias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.