A POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL DE CRECHE SOB A ÓTICA DE PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO GRUPO DE TRABALHO ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – ANPED
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v6i1.268Palavras-chave:
Primeira infância, Políticas públicas, Direitos da criançaResumo
A problemática que impulsiona este estudo é: O que as pesquisas publicadas no Grupo de Trabalho 05, Estado e Política Educacional, da ANPEd, que versam sobre as políticas públicas em creche tem apontado de melhorias na oferta desta etapa da Educação Básica no Brasil, especialmente no alcance da Meta 1 do Plano Nacional de Educação - 2014? Essa pesquisa teve como referencial teórico Höfling (2001), Cury (2008), Duarte (2007), Duarte (2004), documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e legislações que versam sobre a Educação, em especial a educação infantil - creche. A metodologia utilizada é o mapeamento sistemático e a análise interpretativa das produções. Como resultado, há necessidade de avaliações de eficácia das políticas públicas destinadas a avaliar o cumprimento da Meta 1 de modo a identificar o principal ponto falho da política, para que se possa ampliar a quantidade de vagas em creches, bem como garantir a qualidade.
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Copyright (c) 2022 Daniela de Ávila Pereira Lourenço , Jaqueline Ferreira da Silva
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