EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL:

DIMENSÕES POLÍTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v6i1.266

Palavras-chave:

Educação infantil, Políticas Públicas, Dimensões políticas

Resumo

Não há como negar a necessidade de discussão e encaminhamento de ações para o atendimento à criança pequena e o seu direito à educação. Numa perspectiva política, esta pesquisa de abordagem qualitativa e cunho exploratório discute o tratamento dado a temática, a começar pelas nomenclaturas adotadas ao longo de um tempo cronológico na historicidade brasileira. Destaca-se os documentos produzidos, o papel da mulher na educação da criança e do Estado quanto à responsabilidade de atender as demandas provocadas pelo mercado. Os resultados explicitam que há solicitação e necessidade que o crivo das políticas públicas contemplem não somente o direito assegurado, mas a exemplo da educação básica, a imperatividade da oferta e acesso por parte do poder público quanto à educação infantil.

Biografia do Autor

Meira Chaves Pereira, UNESP/RC - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Campus Rio Claro/SP. UNESP/RC.

Downloads

Publicado

2022-10-02

Como Citar

Pereira, M. C. (2022). EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL:: DIMENSÕES POLÍTICAS . Ensaios Pedagógicos, 6(1), p.1–12. https://doi.org/10.14244/enp.v6i1.266

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)