EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL:
DIMENSÕES POLÍTICAS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v6i1.266Palavras-chave:
Educação infantil, Políticas Públicas, Dimensões políticasResumo
Não há como negar a necessidade de discussão e encaminhamento de ações para o atendimento à criança pequena e o seu direito à educação. Numa perspectiva política, esta pesquisa de abordagem qualitativa e cunho exploratório discute o tratamento dado a temática, a começar pelas nomenclaturas adotadas ao longo de um tempo cronológico na historicidade brasileira. Destaca-se os documentos produzidos, o papel da mulher na educação da criança e do Estado quanto à responsabilidade de atender as demandas provocadas pelo mercado. Os resultados explicitam que há solicitação e necessidade que o crivo das políticas públicas contemplem não somente o direito assegurado, mas a exemplo da educação básica, a imperatividade da oferta e acesso por parte do poder público quanto à educação infantil.
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Copyright (c) 2022 Meira Chaves Pereira
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