A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: UMA EXPERIÊNCIA PARA ESPERANÇAR
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v4i1.210Palavras-chave:
Ensino de arte. Habilidades socioemocionais. Arte e vida.Resumo
Esse relato de experiência tem como objetivo, apresentar uma prática desenvolvida com alunos de ensino fundamental II, numa escola pública do Estado de São Paulo, nas disciplinas de Arte e Projeto de Vida. Em tempo de Pandemia, distanciamento social e aulas virtuais, a escola como espaço de convivência e aprendizado, o trabalho com as habilidades socioemocionais demandou mais ênfase por parte da escola. Nessa direção, essa atividade teve como propósito abordar essas emoções por meio da roda de conversa virtual, troca de experiências e pela produção de plaquinhas com frases e/ou palavras de esperança. Para desenvolvimento da atividade, nos ancoramos Paulo Freire e Mario Sérgio Cortella com os conceitos de esperança e esperançar; Currículo Paulista e Base Nacional Comum Curricular com as habilidades socioemocionais. Essa ação possibilitou aos alunos a aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conhecer, processo pelo qual possibilita apreender o conhecimento abordado.Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN nº 9.394/1996. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para assuntos jurídicos. Disponível em: http://www.planalto .gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 de nov. 2020.
CORTELLA, M. S. Educação, Convivência e Ética. São Paulo: Cortez, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
SÃO PAULO. Diretrizes Curriculares Projeto de Vida. Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wpcontent/uploads/sites /7/download/Projeto%20de%20Vida/Diretrizes%20Curriculares%20Projeto%20de%20Vida%20Revisa%CC%83o_V1.pdf Acesso em: 10 de nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Meira Chaves Pereira, Cristiane Emília Pasquini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.