PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL X REALIDADE: UMA RELAÇÃO ENTRE A EVASÃO ESCOLAR E A VULNERABILIDADE

Autores/as

Palabras clave:

Evasão escolar, Políticas públicas, Programa de ensino integral

Resumen

O objetivo geral deste estudo de caso é buscar entender a causa raiz da evasão escolar no ensino médio de escola periférica, tendo como objeto de estudo a Escola Estadual Professor Benedicto Leme Vieira Neto, na cidade interiorana de Salto de Pirapora - SP, podendo assim, contribuir para melhorias e adequações no sistema Programa de Ensino Integral em comunidades vulneráveis e o combate a evasão escolar no ensino médio.  O Programa de Ensino Integral do Governo do Estado de São Paulo é muito eficaz para a excelência no aprendizado do aluno, mas a realidade socioeconômica é um fator que dificulta a ação do programa dentro das comunidades vulneráveis, pois são muitos os fatores que levam o aluno a escolher entre vida acadêmica e a vida profissional. Podendo assim, impactar negativamente na construção de um indivíduo e fazer a inserção do aluno na sociedade.

Biografía del autor/a

Vinicius Noveli Machado , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Estudante especial do PPGED-UFSCar Sorocaba.

Publicado

2022-10-02

Cómo citar

Machado , V. N. . (2022). PROGRAMA DE ENSINO INTEGRAL X REALIDADE: UMA RELAÇÃO ENTRE A EVASÃO ESCOLAR E A VULNERABILIDADE. Ensaios Pedagógicos, 6(1), p.33–45. Recuperado a partir de https://ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/269