POTENCIALIZAR AS LEGENDAS COMO UM RECURSO ACESSÍVEL PARA OS SURDOS/DEFICIENTES AUDITIVOS NOS CINEMAS DO MUNICÍPIO DE PATOS-PB
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.321Palavras-chave:
Inclusão. Legendas. Surdos.Resumo
Este trabalho tem como foco principal realizar uma pesquisa de observação, acerca do cumprimento da Lei nº 11.925, de 29 de abril de 2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade da adoção de legenda nos filmes nacionais e estrangeiros, exibidos no Estado da Paraíba e dá outras providências. Os objetivos estão pautados em discutir os parâmetros legais, técnicos e linguísticos, através da observação e levantamento das dificuldades que os Surdos e DA têm ao visitar ou participar efetivamente dos cinemas no município de Patos-PB. O trabalho tem escolhas metodológicas de abordagem qualitativa e caráter descritivo, para coleta de dados debruçamos sobre a observação do cumprimento da lei e pesquisa em plataformas digitais dos cinemas para fomentar os dados da pesquisa. Dentro desse contexto, é válido refletirmos e juntos batalharmos pela prática da inclusão social em todos os ambientes que mesmo estando abertos, fecham-se para as pessoas com necessidades específicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dayza Barreto, Geralda Lucena , Rita de Cassia Feitosa Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.