FORTALECER LOS SUBTÍTULOS COMO RECURSO ACCESIBLE PARA SORDOS/DIFERENTES AUDITIVOS EN LOS CINES DEL MUNICIPIO DE PATOS-PB
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.321Palabras clave:
Palabras clave: Inclusión; Subtítulos; Sordo.Resumen
El principal objetivo de este trabajo es realizar una investigación observacional sobre el cumplimiento de la Ley nº 11.925, de 29 de abril de 2021, que prevé la adopción obligatoria de subtítulos en películas nacionales y extranjeras, proyectadas en el Estado de Paraíba y prevé otras medidas. Los objetivos se basan en discutir los parámetros legales, técnicos y lingüísticos, a través de la observación y relevamiento de las dificultades que tienen las Personas Sordas y AD para visitar o participar efectivamente en las salas de cine del municipio de Patos-PB. El trabajo tiene opciones metodológicas de enfoque cualitativo y carácter descriptivo.Para la recolección de datos, nos enfocamos en la observación del cumplimiento de la ley y la investigación sobre plataformas de cine digital para proporcionar datos de investigación. En este contexto, vale la pena reflexionar y luchar juntos por la práctica de la inclusión social en todos los entornos que, aunque abiertos, están cerrados a personas con necesidades específicas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Dayza Barreto, Geralda Lucena , Rita de Cassia Feitosa Alves
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.