A PRESENÇA DA POLIFONIA EM OBRAS VERBO-VISUAIS DE AUTORIA SURDA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.382Palavras-chave:
SignWriting, Ilustração, Sentido, Bakhtin, MulherResumo
Este trabalho apresenta parte dos resultados da pesquisa realizada em nível de mestrado cujo corpus analítico foi composto por três obras de autoria do artista Surdo, Deivid Pereira. Os resultados aqui apresentados são acerca da obra verbo-visual “Violência Contra Mulher” com embasamento teórico do círculo bakhtiniano. O objetivo da pesquisa foi analisar a obra mencionada, investigando as vozes que interagem mutuamente para construir os efeitos de sentido e apresentar o sentido percebido no decorrer do processo analítico. O percurso metodológico fundamentou-se na abordagem qualitativa com técnica documental. Verificou-se que a presença autoral se manifesta de duas formas: como autor-pessoa, um indivíduo real atento à sociedade, e como autor-criador, um agente criativo que transforma suas percepções em manifestação artística, gerando um diálogo entre vozes. A polifonia revelou-se por meio do 'eu' surdo, enquanto sujeito social, expresso na escrita de sinais, representado pela reivindicação contra a violência contra a mulher na imagem.
Palavras-chave: SignWriting. Ilustração. Sentido. Bakhtin. Mulher.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Margarida Rodrigues de Andrade Borges, Edneia de Oliveira Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.