THE PRESENCE OF POLYPHONY IN DEAF AUTHORS IN VISUAL-VERB WORKS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.382Keywords:
SignWriting. Illustration. Meaning. Bakhtin. Women.Abstract
This work presents part of the results from a master's level research, in which the analytical corpus consisted of three works by the artist Surdo, Deivid Pereira. The results presented here focus on the verbo-visual work "Violência Contra Mulher" (Violence Against Women), based on the theoretical framework of the Bakhtinian circle. The aim of the research was to analyze the mentioned work, investigating the voices that interact with one another to construct the effects of meaning and presenting the meaning perceived throughout the analytical process. The methodological approach was based on a qualitative method with a documentary technique. It was found that authorial presence manifests in two ways: as author-person, a real individual attentive to society, and as author-creator, a creative agent who transforms his perceptions into artistic expression, generating a dialogue between voices. Polyphony was revealed through the 'deaf' 'I', as a social subject, expressed in the writing of signs, represented by the claim against violence toward women in the image.
Keywords: SignWriting. Illustration. Meaning. Bakhtin. Women.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Margarida Rodrigues de Andrade Borges, Edneia de Oliveira Alves

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.