LA PRESENCIA DE LA POLIFONÍA EN OBRAS VERBO-VISUALES DE AUTORES SORDOS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.382Palabras clave:
SignWriting, Ilustração, Sentido, Bakhtin, MulherResumen
Este trabajo presenta parte de los resultados de una investigación realizada a nivel de maestría, cuyo corpus analítico estuvo compuesto por tres obras del artista Surdo, Deivid Pereira. Los resultados presentados aquí se centran en la obra verbo-visual "Violencia Contra la Mujer", con base teórica en el círculo bakhtiniano. El objetivo de la investigación fue analizar la obra mencionada, investigando las voces que interactúan entre sí para construir los efectos de sentido y presentar el sentido percibido a lo largo del proceso analítico. El enfoque metodológico se fundamentó en un método cualitativo con técnica documental. Se constató que la presencia autoral se manifiesta de dos formas: como autor-persona, un individuo real atento a la sociedad, y como autor-creador, un agente creativo que transforma sus percepciones en manifestación artística, generando un diálogo entre voces. La polifonía se reveló a través del 'yo' sordo, como sujeto social, expresado en la escritura de signos, representado por la reivindicación contra la violencia hacia la mujer en la imagen.
Palabras clave: SignWriting. Ilustración. Sentido. Bakhtin. Mujer.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Margarida Rodrigues de Andrade Borges, Edneia de Oliveira Alves

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.