PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.64Palabras clave:
Pesquisa (auto)biográfica. Pesquisa qualitativa. Formação docente.Resumen
O presente artigo tem como objetivo caracterizar o conceito de pesquisa (auto)biográfica, como esta técnica pode ser compreendida dentro da abordagem da pesquisa qualitativa no campo da Educação e sua importância no processo de formação e profissionalização docente. Por meio de revisão de literatura especializada, à luz da pesquisa exploratória, o presente trabalho explicita a abertura de discussões e a ampliação da compreensão dessa estratégia de pesquisa para as produções científicas no Brasil na área da educação bem como uma proposta de pesquisa-ação para a formação de docentes. O desenvolvimento de pesquisa (auto) biográfica enfatiza meios de análise de práticas e vivências, o papel do pesquisador, a dimensão ética das e nas recorrências com o respondente. Embora a utilização dessa estratégia não seja ainda tão comum em nível de escolha dos pesquisadores, não há dúvidas quanto à sua relevância e contribuição para as pesquisas qualitativas no campo da educação.Citas
ALHEIT, P.; DAUSIEN, B.; Processo de formação e aprendizagem ao longo da vida. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 177-197, jan./abr. 2006.
BRAGANÇA, I. F. S. Sobre o conceito de formação na abordagem (auto) biográfica. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 157-164, maio/ago, 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84819058005 Acessado em: 13 de junio de 2018.
CÂMARA, S. C. X. O Memorial Autobiográfico. Uma Tradição Acadêmica Do Ensino Superior No Brasil. Tese de Doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação. Natal-RN, 2012.
CARVALHO, I. C. M. Biografia, Identidade e Narrativa: Elementos Para Uma Análise Hermenêutica. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 9, n. 19, p. 283-302, julho de 2003.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. (et al). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012. (Coleção Sociologia). Tradução de Ana Cristina Nasser
CRESWELL, J.W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DELORY-MOMBERGER, C.; Biografia e Educação. Figuras de l’indivíduo-projeto. Trad. Maria da Conceição Passeggi, João Gomes Neto, Luis Passeggi, São Paulo: Paulus; Natal, RN: EDUFRN, 2008.
DEMO, P. Pesquisa e Construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habernas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.
FABRE, M. Penser la formation. Paris: PUF, 1994.
FREITAS, D.; GALVAO, C. O uso de narrativas autobiográficas no desenvolvimento profissional de professores. Ciênc. Cogn. vol.12 Rio de Janeiro nov. 2007. Disponível em:
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-58212007000300021 Acessado em: 16 de maio de 2018.
FREITAS, M.T.A Pesquisa em Educação: Questões e Desafios, 2007. Disponível em: <http://intranet.ufsj.edu.br/rep_sysweb/File/vertentes/Vertentes_29/maria_teresa_freitas.pdf> Acessado em: 01 de jun. de 2018.
FRISON, L. M. B.; SIMÃO, A. M. V. Abordagem (auto)biográfica – narrativas de formação e de autorregulação da aprendizagem reveladas em portfólios reflexivos. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 198-206, maio/ago. 2011 Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/8705/63 Acessado em: 13 de jun. de 2018.
GAMBOA, S.A.S. Pesquisa qualitativa: superando tecnicismos e falsos dualismos. Contrapontos, v.3, n.3 - p.393-405. Itajaí, set./dez. 2003. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/download/735/586. Acessado em: 12 de abr. 2018.
GONÇALVES, I. C. A Autobiografia na História Literária. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox/163a90d2e4d47c69?projector=1&messagePartId=0.1 Acessado em: 03 de jun.de 2018
GOODSON, I. F. Currículo narrativa e futuro social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPED, v. 12, n. 15, p. 241-252, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n35/a05v1235.pdf. Acesso em: 13 de jun. de 2018.
LIMA, P. G. Tendências paradigmáticas na pesquisa educacional. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. - Campinas, SP : [s.n.], 2001. Disponível em: http://www.do.ufgd.edu.br/paulolima/arquivo/mestrado.pdf. Acesso em: 13 de jun. de 2018.
LUNA, S.V. Planejamento de Pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2000.
NEVES, J. G. Cultura Escrita E Narrativa Autobiográfica: Implicações Na Formação. In: CAMARGO, M.R..., org., SANTOS, VCC. colab. Leitura e escrita como espaços autobiográficos de formação [online]. DOCENTE São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: http://books.scielo.org/id/zz66x/pdf/camargo-9788579831263-09.pdf. Acessado em: 31 de mai. 2018.
ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. Campinas: Pontes, 2010.
PASSEGGI, M. C. Injunção institucional e sedução autobiográfica: as faces autopoiética e avaliativa dos memoriais. In: BARBOSA, T. M. N; PASSEGGI, M. da C. (Org.). Memorial acadêmico: Gêneros, injunção institucional, sedução autobiográfica. Natal: EDUFRN, 2011. (Coleção Pesquisa (Auto)Biográfica e Educação). Série Escritas de Si.
PASSEGI, M. C.; SOUZA, E.C. de; VICENTINI, P.P. Entre a vida e a formação: pesquisa (auto) biográfica, docência e profissionalização. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.27, n.1, p.369-386, abr. 2011. Disponível em: http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/6461/art_VICENTINI_Entre_a_vida_e_a_formacao_pesquisa_2011.pdf?sequence=1. Acessado em: 31 de mai. 2018.
PUGLISI, M.L.; FRANCO, B. Análise de conteúdo. 2. ed. Brasília: Líber Livro, 2005.
SAVELI, E. L. Narrativas Autobiográficas de Professores: um caminho para a compreensão do processo de formação. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/894/89410110/ Acessado em: 16 de maio de 2018.
SOUZA, E. C. S. Pesquisa narrativa e escrita (auto)biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA, E. C.S ; ABRAHÃO, M.H.M.B. (Orgs). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Jociane Marthendal Oliveira Santos, Rebeca Anselmo Estevam, Thiago de Melo Martins
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.