PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v2i1.64Palavras-chave:
Pesquisa (auto)biográfica. Pesquisa qualitativa. Formação docente.Resumo
O presente artigo tem como objetivo caracterizar o conceito de pesquisa (auto)biográfica, como esta técnica pode ser compreendida dentro da abordagem da pesquisa qualitativa no campo da Educação e sua importância no processo de formação e profissionalização docente. Por meio de revisão de literatura especializada, à luz da pesquisa exploratória, o presente trabalho explicita a abertura de discussões e a ampliação da compreensão dessa estratégia de pesquisa para as produções científicas no Brasil na área da educação bem como uma proposta de pesquisa-ação para a formação de docentes. O desenvolvimento de pesquisa (auto) biográfica enfatiza meios de análise de práticas e vivências, o papel do pesquisador, a dimensão ética das e nas recorrências com o respondente. Embora a utilização dessa estratégia não seja ainda tão comum em nível de escolha dos pesquisadores, não há dúvidas quanto à sua relevância e contribuição para as pesquisas qualitativas no campo da educação.Referências
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