DISCUSSÕES ACERCA DOS PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Celsiane Guedes Diogo Lopes Universidade Federal de Roraima
  • Maria Edith Romano Siems Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.349

Palavras-chave:

Professores com deficiência, Educação Especial, Formação de Professores para a Educação Especial

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa relativa à produção de conhecimentos em teses e dissertações com o foco na temática Professores com deficiência. Foram mapeados estudos disponibilizados no Catálogo do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, sem definição de recorte temporal, onde foram encontradas um total 23 produções  que passaram por análise nos seguintes indicadores: ano de publicação das produções, a localização geográfica, a natureza da instituição, o programa de mestrado dos pesquisadores, a condição dos professores com deficiência participantes da pesquisa, a perspectiva teórica das dissertações e os temas centrais das pesquisas. Propõe-se aprofundar o debate demostrando como a temática tem sido discutida pelos pesquisadores, evidenciando o protagonismo e empoderamento do Professor com deficiência a partir de uma perspectiva inclusiva e sob o paradigma do modelo social.

 

Biografia do Autor

Celsiane Guedes Diogo Lopes, Universidade Federal de Roraima

Formada em Letras pela Universidade Anhanguera em Taubaté e Pedagoga pela Universidade Internacional em São Vicente. Atualmente, realiza mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Maria Edith Romano Siems, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pedagoga. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Guedes Diogo Lopes, C., & Edith Romano Siems, M. (2024). DISCUSSÕES ACERCA DOS PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA. Ensaios Pedagógicos, 8(2), p.66–84. https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.349

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA