DISCUSSÕES ACERCA DOS PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.349Keywords:
Professores com deficiência, Educação Especial, Formação de Professores para a Educação EspecialAbstract
This article presents research related to the production of knowledge in theses and dissertations with a focus on the theme Teachers with disabilities. Studies made available in the Catalog of the Bank of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel were mapped, without defining a time frame, where a total of 23 productions were found that underwent analysis in the following indicators: year of publication of the productions, the geographic location, the nature of the institution, the researchers' master's program, the condition of teachers with disabilities participating in the research, the theoretical perspective of the dissertations and the central themes of the research. It is proposed to deepen the debate by demonstrating how the topic has been discussed by researchers, highlighting the protagonism and empowerment of teachers with disabilities from an inclusive perspective and under the paradigm of the social model.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1970 Celsiane Guedes Diogo Lopes, Maria Edith Romano Siems
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.