DISCUSSÕES ACERCA DOS PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.349Palavras-chave:
Professores com deficiência, Educação Especial, Formação de Professores para a Educação EspecialResumo
Este artigo apresenta pesquisa relativa à produção de conhecimentos em teses e dissertações com o foco na temática Professores com deficiência. Foram mapeados estudos disponibilizados no Catálogo do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, sem definição de recorte temporal, onde foram encontradas um total 23 produções que passaram por análise nos seguintes indicadores: ano de publicação das produções, a localização geográfica, a natureza da instituição, o programa de mestrado dos pesquisadores, a condição dos professores com deficiência participantes da pesquisa, a perspectiva teórica das dissertações e os temas centrais das pesquisas. Propõe-se aprofundar o debate demostrando como a temática tem sido discutida pelos pesquisadores, evidenciando o protagonismo e empoderamento do Professor com deficiência a partir de uma perspectiva inclusiva e sob o paradigma do modelo social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 1970 Celsiane Guedes Diogo Lopes, Maria Edith Romano Siems
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.