DISCUSSÕES ACERCA DOS PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.349Palabras clave:
Professores com deficiência, Educação Especial, Formação de Professores para a Educação EspecialResumen
Este artículo presenta investigaciones relacionadas con la producción de conocimiento en tesis y disertaciones con enfoque en el tema Docentes con discapacidad. Se mapearon los estudios puestos a disposición en el Catálogo del Banco de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior, sin definir un marco temporal, donde se encontraron un total de 23 producciones que fueron analizadas en los siguientes indicadores: año de publicación de las producciones, la ubicación geográfica, la naturaleza de la institución, la maestría de los investigadores, la condición de los docentes con discapacidad participantes de la investigación, la perspectiva teórica de las disertaciones y los temas centrales de la investigación. Se propone profundizar el debate demostrando cómo el tema ha sido discutido por los investigadores, destacando el protagonismo y empoderamiento de los docentes con discapacidad desde una perspectiva inclusiva y bajo el paradigma del modelo social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1970 Celsiane Guedes Diogo Lopes, Maria Edith Romano Siems
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.