ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA:
UMA ABORDAGEM POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CLASSES COMUNS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.339Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autismo. Análise Comportamental Aplicada. Modelo Denver de Intervenção Precoce.Resumo
O presente estudo busca compreender como a Análise Comportamental Aplicada pode auxiliar a prática docente na educação infantil a partir do conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista, compreendendo a ciência ABA, suas estratégias e aplicabilidade para promover aprendizagens, autonomia e qualidade de vida para crianças com TEA e/ou atraso do neurodesenvolvimento. A pesquisa foi realizada, inicialmente, por meio de coleta de dados, buscando ideias e opiniões de pesquisadores de referência e dedicados ao tema autismo e educação. Num segundo momento, a pesquisa encaminhou-se para o estudo de campo com o auxílio de questionário, tendo a participação de duas professoras do AEE e duas psicopedagogas que atendem em clínicas de reabilitação multidisciplinar e que possuem experiência anterior em sala de aula de escolas públicas. Os dados levantados permitiram constatar a ABA como ciência, baseada em evidências, capaz de propor melhor resultado para o avanço no quadro de atrasos do neurodesenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Talita Cristina Catelan Prado Moisés , Marcos Pastana Santos
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.