ANÁLISE COMPORTAMENTAL APLICADA:
UMA ABORDAGEM POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CLASSES COMUNS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.339Keywords:
Transtorno do Espectro Autismo. Análise Comportamental Aplicada. Modelo Denver de Intervenção Precoce.Abstract
The present study seeks to understand how Applied Behavioral Analysis can help teaching practice in early childhood education based on knowledge about Autism Spectrum Disorder, understanding ABA science, its strategies and applicability to promote learning, autonomy and quality of life for children with ASD and/or neurodevelopmental delay. The research was initially carried out through data collection, seeking ideas and opinions from leading researchers dedicated to the topic of autism and education. Secondly, the research was carried out in a field study with the help of a questionnaire, with the participation of two AEE teachers and two educational psychologists who work in multidisciplinary rehabilitation clinics and who have previous experience in the public school classroom. . The data collected made it possible to verify ABA as a science, based on evidence, capable of proposing better results for progress in the context of neurodevelopmental delays.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Talita Cristina Catelan Prado Moisés , Marcos Pastana Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.