REVISITANDO A LUTA CURRICULAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA (1979-1999)

Autores

  • Andrio Gatinho Universidade Federal do Pará
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.323

Palavras-chave:

étnico–racial, movimento negro, currículo

Resumo

O artigo analisa as propostas legislativas que influenciaram na formatação da política da Lei 10.639/2003. A metodologia é baseada na análise documental de projetos de lei que circularam pelo Congresso Nacional ao longo de vinte anos. Os resultados principais indicam que as propostas dos movimentos negros circularam por diferentes grupos políticos e foram materializadas por parlamentares associados a luta antirracista no Brasil. Temas como história da África e história e cultura afro-brasileira não foram consensuais ao longo de um extenso debate que importa significativamente a história do currículo no Brasil. A institucionalização da temática foi um processo dinâmico, fruto do acúmulo histórico do desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais, sem que isso tenha sido marcado por contradições, tensões, acordos e concessões que foram operadas por diferentes agentes na elaboração desse referencial curricular.

Biografia do Autor

Andrio Gatinho, Universidade Federal do Pará

Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB. Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Desigualdades.

Genylton Odilon Rêgo da Rocha , Universidade Federal do Pará

Professor Titular da Universidade Federal do Pará, exercendo atividades no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Doutorado). Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Gatinho, A., & Odilon Rêgo da Rocha , G. . (2024). REVISITANDO A LUTA CURRICULAR DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA (1979-1999). Ensaios Pedagógicos, 8(2), p. 24–41. https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.323

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

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