PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE VALORIZAÇÃO ÉTNICO RACIAL
uma proposta educativa multicultural
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.326Palavras-chave:
Estudos étnicos. Prática pedagógica. Direitos Humanos.Resumo
A responsabilidade social das escolas de educação básica na construção de práticas antirracistas e de valorização à cultura afro-brasileira, atende aos aspectos legais e pedagógicos relacionados à Lei 10.639/2003. Considerando isso, o presente artigo tem por objetivo geral compreender e organizar possíveis orientações didático-pedagógicos que possam contribuir no fortalecimento da identidade afro-brasileira de crianças no Ensino Fundamental 1. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório tipicamente bibliográfico, com estudos sobre os documentos legais, teóricos associados aos estudos étnicos raciais e com proposição de ações pedagógicas, a partir dos fundamentos de uma educação multicultural. A partir dos dados apresentados, pode-se afirmar que a escola tem papel fundamental na construção de práticas antirracistas e fortalecimento da identidade racial, para a construção de uma sociedade mais justa e de valorização à sua própria cultura social.
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