PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS PARA EL VALOR ÉTNICO RACIAL:
una propuesta educativa multicultural
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.326Palabras clave:
Estudios étnicos, Práctica pedagógica, Derechos humanos, MulticulturalismoResumen
La responsabilidad social de las escuelas de educación básica en la construcción de prácticas antirracistas y la valorización de la cultura afrobrasileña responde a los aspectos legales y pedagógicos asociados a la Ley 10.639/2003. Considerando esto, el objetivo general de este artículo es comprender y organizar posibles pautas didáctico-pedagógicas que puedan contribuir al fortalecimiento de la identidad afrobrasileña de los niños de la escuela primaria 1. Se trata de una investigación cualitativa, de carácter exploratorio típicamente bibliográfico, con estudios sobre la documentos jurídicos, teóricos asociados a los estudios étnicos y raciales y proponiendo acciones pedagógicas, basadas en los fundamentos de la educación multicultural. Los datos presentados permiten afirmar que la escuela tiene un papel fundamental en la construcción de prácticas antirracistas y el fortalecimiento de la identidad racial, para construir una sociedad más justa y valorar la propia cultura social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ana Beatriz Silva da Rosa, Polyana Rachel Lima de Almeida, Santuza Mônica de França P. da Fonseca
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.