Revisitando a luta curricular da história e cultura afro-brasileira e africana (1979-1999)
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i2.323Palabras clave:
étnico–racial, movimento negro, currículoResumen
O artigo analisa as propostas legislativas que influenciaram na formatação da política da Lei 10.639/2003. A metodologia é baseada na análise documental de projetos de lei que circularam pelo Congresso Nacional ao longo de vinte anos. Os resultados principais indicam que as propostas dos movimentos negros circularam por diferentes grupos políticos e foram materializadas por parlamentares associados a luta antirracista no Brasil. Temas como história da África e história e cultura afro-brasileira não foram consensuais ao longo de um extenso debate que importa significativamente a história do currículo no Brasil. A institucionalização da temática foi um processo dinâmico, fruto do acúmulo histórico do desenvolvimento da educação das relações étnico-raciais, sem que isso tenha sido marcado por contradições, tensões, acordos e concessões que foram operadas por diferentes agentes na elaboração desse referencial curricular.
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Derechos de autor 1970 Andrio Gatinho, Genylton Odilon Rêgo da Rocha
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