EVALUATION IN EARLY EARLY EDUCATION:
WHAT AND HOW TO EVALUATE?
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.318Keywords:
Assessment in early childhood education, Political-Pedagogical Project, Evaluative modalities.Abstract
The study aimed to identify the assessment conception in the Political-Pedagogical Project of a Municipal Early Childhood Education Center (CEI) in São Paulo. Employing qualitative research and a case study methodology, it explored how preschoolers are assessed, focusing on three aspects: the conception of learning assessment, evaluative activities (instruments), and assessing children in this education stage. Despite being a pedagogical activity endorsed by the National Policy for Early Childhood Education and legal documents, assessment was absent in the CEI's Political-Pedagogical Project. This absence indicates a disconnection between the project and assessment as coordinators of intentions, priorities, and strategies for improving local education quality, particularly in children's individual development.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Maria Fernanda Piornedo, Rozemeiry Moreira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.