A FILOSOFIA DO DIREITO E A METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO JURÍDICO:

RELAÇÕES TEÓRICAS COMO SUBSÍDIO PARA UM PROJETO PEDAGÓGICO DO SÉCULO XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.304

Palavras-chave:

Método do caso, Diálogo socrático, Educação contemporânea.

Resumo

Este artigo descreve como a filosofia do direito apoia o conhecimento da justiça e algumas das técnicas pedagógicas da metodologia ativa no ensino jurídico; explora as relações conceituais entre esses e algumas propostas de ensino para o século XXI (referencial teórico). Problema: quais propostas de ensino é possível explorar a partir da filosofia do direito e suas relações com a metodologia ativa? Hipótese: a metodologia ativa do ensino jurídico, e suas bases filosóficas, poderá ser aplicada como instrumento de reflexão crítica, necessárias à produção do conhecimento sobre o Direito e a justiça. Objetivo: contribuir com a qualidade do ensino e produzir informações para projetos didático-pedagógicos. Metodologia: indutivo, dedutivo e intuitivo. Resultados do estudo: dentre outros, as práticas didático pedagógicas diálogo Socrático e método do caso permitem conhecer a justiça e o Direito por meios descritos, facilitado pelas origens históricas dessas.

Biografia do Autor

Noemi Lemos França, UNISANTOS - Universidade Católica de Santos

Doutoranda em Direito pela Universidade Católica de Santos/SP

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

França, N. L. . (2023). A FILOSOFIA DO DIREITO E A METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO JURÍDICO: : RELAÇÕES TEÓRICAS COMO SUBSÍDIO PARA UM PROJETO PEDAGÓGICO DO SÉCULO XXI. Ensaios Pedagógicos, 7(2), p.20–29. https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.304