A FILOSOFIA DO DIREITO E A METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO JURÍDICO:
RELAÇÕES TEÓRICAS COMO SUBSÍDIO PARA UM PROJETO PEDAGÓGICO DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.304Palabras clave:
Método do caso, Diálogo socrático, Educação contemporânea.Resumen
Este artigo descreve como a filosofia do direito apoia o conhecimento da justiça e algumas das técnicas pedagógicas da metodologia ativa no ensino jurídico; explora as relações conceituais entre esses e algumas propostas de ensino para o século XXI (referencial teórico). Problema: quais propostas de ensino é possível explorar a partir da filosofia do direito e suas relações com a metodologia ativa? Hipótese: a metodologia ativa do ensino jurídico, e suas bases filosóficas, poderá ser aplicada como instrumento de reflexão crítica, necessárias à produção do conhecimento sobre o Direito e a justiça. Objetivo: contribuir com a qualidade do ensino e produzir informações para projetos didático-pedagógicos. Metodologia: indutivo, dedutivo e intuitivo. Resultados do estudo: dentre outros, as práticas didático pedagógicas diálogo Socrático e método do caso permitem conhecer a justiça e o Direito por meios descritos, facilitado pelas origens históricas dessas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Noemi Lemos França
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.