A FILOSOFIA DO DIREITO E A METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO JURÍDICO:
RELAÇÕES TEÓRICAS COMO SUBSÍDIO PARA UM PROJETO PEDAGÓGICO DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i2.304Palavras-chave:
Método do caso, Diálogo socrático, Educação contemporânea.Resumo
Este artigo descreve como a filosofia do direito apoia o conhecimento da justiça e algumas das técnicas pedagógicas da metodologia ativa no ensino jurídico; explora as relações conceituais entre esses e algumas propostas de ensino para o século XXI (referencial teórico). Problema: quais propostas de ensino é possível explorar a partir da filosofia do direito e suas relações com a metodologia ativa? Hipótese: a metodologia ativa do ensino jurídico, e suas bases filosóficas, poderá ser aplicada como instrumento de reflexão crítica, necessárias à produção do conhecimento sobre o Direito e a justiça. Objetivo: contribuir com a qualidade do ensino e produzir informações para projetos didático-pedagógicos. Metodologia: indutivo, dedutivo e intuitivo. Resultados do estudo: dentre outros, as práticas didático pedagógicas diálogo Socrático e método do caso permitem conhecer a justiça e o Direito por meios descritos, facilitado pelas origens históricas dessas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Noemi Lemos França
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.