PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DOS DIREITOS HUMANOS E DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.291

Palabras clave:

Projeto político-pedagógico, Direitos Humanos, Relações étnico-raciais

Resumen

O presente artigo teve como objetivo analisar a importância de se ter um Projeto Político-Pedagógico real e atuante no contexto da Educação em Direitos Humanos (EDH) e da Educação para as Relações Étnico–Raciais. Baseado em pesquisa bibliográfica e documental, esse artigo contextualiza marcos históricos na Educação do Brasil, no que tange a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as Relações Étnico-Raciais, bem como destaca os documentos legais pertinentes. Espera-se com a presente temática abrir espaços para constantes reflexões na busca por um tipo de educação que promova uma formação pautada na dignidade humana e contra qualquer tipo de violação de direitos.

Biografía del autor/a

Camila Vieira Genkawa Silva , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Daniele Xavier Ferreira Giordano , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Bacharel em Direito e Licenciada em Pedagogia. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

Publicado

2023-01-14

Cómo citar

Silva , C. V. G. ., & Giordano , D. X. F. . (2023). PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA DISCUSSÃO ACERCA DOS DIREITOS HUMANOS E DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Ensaios Pedagógicos, 7(1), p.19–28. https://doi.org/10.14244/enp.v7i1.291

Artículos más leídos del mismo autor/a