CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IBIÚNA/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Daniele Xavier Ferreira Giordano UFSCar/Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v4i3.230

Palavras-chave:

Conselho Municipal de Educação. Gestão Democrática. Ibiúna/SP.

Resumo

 

O presente artigo faz parte da segunda etapa da pesquisa referente ao Conselho Municipal de Educação de Ibiúna/SP, sendo um recorte de um estudo maior em andamento sobre os Conselhos Municipais de Educação da Região Metropolitana de Sorocaba, realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação – GEPLAGE. A metodologia utilizada se deu por meio de pesquisa qualitativa fundamentada em pesquisas bibliográficas e documentais, uma vez que a pesquisa de campo não pode ser realizada por conta da atual crise pandêmica mundial. Teve como objetivo apresentar o processo de criação do Conselho Municipal de Educação de Ibiúna/SP e contextualizar sua atuação a partir da demanda educacional do município à luz do princípio da gestão democrática. Espera-se com esse artigo contribuir para abertura de novas discussões acerca de práticas democráticas na atuação do Conselho Municipal de Educação de Ibiúna-SP e demais municípios brasileiros.

Biografia do Autor

Daniele Xavier Ferreira Giordano, UFSCar/Sorocaba

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Bacharel em Direito e Licenciada em Pedagogia. Membro do GEPLAGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação, vinculado ao CNPq.

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Publicado

2020-11-21

Como Citar

Giordano, D. X. F. (2020). CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IBIÚNA/SP: CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA. Ensaios Pedagógicos, 4(3), p–33. https://doi.org/10.14244/enp.v4i3.230