EDUCATIONAL PLANNING: STATE OF KNOWLEDGE ON MONITORING AND EVALUATION OF MUNICIPAL EDUCATION PLANS IN THE SOUTH REGION OF BRAZIL
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v6i3.285Keywords:
Educational Planning, Monitoring and evaluation of education, Municipal Education Plans, South regionAbstract
This article aims to discuss educational planning in the southern region. This work is part of a larger work that covers the five regions of Brazil on the subject and is developed by Geplage, a study group at the Federal University of São Carlos, Sorocaba campus. According to the qualitative methodology, from 2015 to 2020 works were sought on the platforms Capes theses and dissertations, Capes periodicals, Anpae, Anped, Scielo and BDTD on the southern region and its monitoring and evaluation of municipal education plans. A total of seven works were found, one from the state of Santa Catarina, four from Paraná and two from Rio Grande do Sul. epistemological. The works presented challenges in the implementation of the PMEs, in the fulfillment of the goals and in the process of monitoring and evaluation.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Jociane Marthendal Oliveira Santos , Viviane da Silva Silveira , Lucas Bogoni , Paulo Gomes Lima
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.