PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v6i3.285

Palabras clave:

Planejamento Educacional, Monitoramento e avaliação da educação, Planos Municipais de Educação, Região sul

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de discutir sobre o planejamento educacional na região sul. Este trabalho faz parte de um trabalho maior que abrange as cinco regiões do Brasil sobre a temática e é desenvolvido pelo Geplage, grupo de estudos da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Conforme a metodologia qualitativa, buscou-se no período de 2015 a 2020 trabalhos nas plataformas Capes teses e dissertações, Capes periódicos, Anpae, Anped, Scielo e BDTD sobre a região sul e seu monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação. Encontrou-se um total de sete trabalhos, sendo um do estado de Santa Catarina, quatro do Paraná e dois do Rio Grande do Sul. A análise dos trabalhos foi realizada a partir de um esquema paradigmático de quatro níveis: técnico, metodológico, teórico e epistemológico. Os trabalhos apresentaram desafios na efetuação dos PMEs, no cumprimento das metas e no processo de monitoramento e avaliação.

Biografía del autor/a

Jociane Marthendal Oliveira Santos , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Viviane da Silva Silveira , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. E

Lucas Bogoni , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Paulo Gomes Lima, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutor pela UNICAMP. Doutor em Educação Escolar pela UNESP. Líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e docente do PPGED UFSCar campus Sorocaba/SP. Coordenador do Projeto de Pesquisa.

Publicado

2022-10-04

Cómo citar

Santos , J. M. O. ., Silveira , V. da S. ., Bogoni , L. ., & Lima, P. G. (2022). PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL DO BRASIL. Ensaios Pedagógicos, 6(3), p.68–79. https://doi.org/10.14244/enp.v6i3.285

Artículos más leídos del mismo autor/a

> >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.