A ESCOLA PÚBLICA EM ANTÔNIO GRAMSCI E A FORMAÇÃO DE INTELECTUAIS ORGÂNICOS
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v1i1.2Palavras-chave:
Escola pública. Hegemonia. Superestrutura. Intelectuais orgânicos.Resumo
O presente texto tem por objetivo problematizar questões centrais da teoria gramsciana como hegemonia, estrutura e superestrutura e sua relação com a educação e a escola, refletindo sobre o conceito de hegemonia de classe e superestrutura do Estado, bem como análise da escola pública enquanto instrumento de reprodução social para manter a hegemonia vigente. Complementa o presente artigo as concepções de educação e escola, e ainda, as teorias pedagógicas contra-hegemônicas existentes no Brasil na década de 1980, influenciadas pelas ideias de Gramsci – a sua concepção de escola unitária e a necessidade de se pensar uma escola que projete uma outra tipologia de educação para uma sociedade em tensão e recorrência.Referências
BAPTISTA, M.G.A. Práxis e educação em Gramsci. Filosofia e Educação (On line), Revista Digital do Paideia, Volume 2, Número 1, Abr-Set de 2010. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635530/3323> Acessado em: 12 de jul. 2017
BEIRED, J.L.B. A função social dos intelectuais. In: AGGIO, A. (Org). Gramsci: a vitalidade de um pensamento. São Paulo: Fundação Editora da UNESP:1998.
CARNOY, M. Estado e Teoria Política. 2ª ed. Campinas: Papirus, 1988.
DRABACH, N. P. A escola unitária em Gramsci e a educação profissional no brasil. In: Reunião Científica da ANPED.XI ANPED Sul. Curitiba. Editora: Setor de Educação da UFPR.2016.
MELO, E. P. C. B. N; MARQUES,S.C.M. Sujeito, autonomia e educação em Louis Althusser. In: LIMA,P.G; PEREIRA,M.C. (Orgs.) Fundamentos da educação: recortes e discussões. volume 5. Jundiaí, Paco Editorial:2015.
SAVIANI, D. Gramsci e a educação no Brasil: Para uma teoria gramsciana da educação e da escola. Campinas, 2009. Disponível em: <http://igsbrasil.org/biblioteca/artigos/material/1447190212-Demerval_Saviani.pdf > Acessado em: 11 de jul. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Amanda Regina Martins Dias, Thiago de Melo Martins
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.