FORMAÇÃO INTEGRAL HUMANA:
UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v7i3.332Palabras clave:
Formação integral, Humanismo, EducaçãoResumen
Este artículo forma parte del seminario sobre Paideia: La formación del hombre griego, presentado durante el curso de Doctorado en Educación por el Programa de Postgrado de la Universidad Federal de São Carlos – campus de Sorocaba y tuvo como objetivo analizar el término Paideia como aproximación a la actualidad. concepto de formación humana integral y su arraigo en la identidad griega. La metodología utilizada fue una revisión de la literatura sobre el tema, especialmente del libro PAIDEIA: A Formação do Home Grego, de Werner Jaeger (2013). La reflexión que queda es que cabe señalar la educación humanista, basada en la ética de los filósofos mencionados, como un camino a seguir como seres humanos. En tiempos de inteligencia artificial se hace urgente rescatar la formación integral en el contexto observado de lapaideia.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Thiago de Melo Martins, Daniele Xavier Ferreira Giordano
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.