O CONTROLE DO PROCESSO DE BOLONHA NO ENSINO POR COMPETÊNCIAS, ATRAVÉS DO PROJETO ALFA TUNING AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v3i2.142Keywords:
Processo de Bolonha. PATAL. Competências.Abstract
Esse texto propõe-se a discutir o Processo de Bolonha na América Latina com o foco no ensino por competências. O referido processo abordou o movimento transnacional para harmonização dos Sistemas de Educação Superior nos moldes europeu através do Projeto Alfa Tuning América Latina, com vista a uma possível transnacionalização dos currículos acadêmicos e da formação padronizada empregando uma tipologia de cidadão formado no paradigma das competências, preparando-o para atender exclusivamente o mercado laboral.
References
AZEVEDO, M. L. N. Internacionalização ou transnacionalização da educação superior: entre a formação de um campo social global e um mercado de ensino mundializado. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), Vol. 1, n. 1, p. 56-79, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/24/171. Acesso em 20 jun.2019.
BIANCHETTI, L.; MAGALHÃES, A. M. Declaração de Bolonha e internacionalização da educação superior: protagonismo dos reitores e autonomia universitária em questão. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, p. 225-249, mar. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v20n1/1414-4077-aval-20-01-00225.pdf. Acesso em 20 jun.2019.
BRASIL. (Constituição, 1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Planalto: Brasília, 1988.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 20 jun.2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.9394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 20 jun.2019.
LIMA, L. C.; AZEVEDO, M. L. N. de; CATANI, A.M. O processo de Bolonha, a avaliação da Educação Superior e algumas considerações sobre a Universidade Nova. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 1, p. 7-36, mar. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v13n1/a02v13n1.pdf. Acesso em: 20 jun.2019.
OLIVEIRA, L.T.C. Política de educação superior do Processo de Bolonha ao projeto Alfa Tuning América Latina. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2017.
ROBERTSON, Susan L. O processo de Bolonha da Europa torna-se global: modelo, mercado, mobilidade, força intelectual ou estratégia para construção do Estado? Revista Brasileira de educação v. 14 n. 42 set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a02.pdf. Acesso em: 20 jun.2019.
PUZIOL, J.K.P.; BARREYRO, G.B. Projeto Alfa Tuning América Latina: a produção de redes de conhecimento entre Instituições de Educação Superior no MERCOSUL e da União Europeia. Anais do XXIV Seminário Nacional UNIVERSITAS/ BR ISSN 2446-6123. Universidade de Maringá. Maringá, 2016. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/xxivuniversitas/anais/trabalhos/e_6/6-017.pdf. Acesso em: 20 jun.2019.
ROBERTSON, S. L. O processo de Bolonha da Europa torna-se global: modelo, mercado, mobilidade, força intelectual ou estratégia para construção do Estado? Revista Brasileira de educação, v. 14, n.42, set./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n42/v14n42a02.pdf. Acesso em: 20 jun.2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Daniela Fernanda de Almeida Camargo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.