O PROCESSO FORMATIVO DE LIDERANÇAS INDÍGENAS NO NORTE AMAZÔNICO:

A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA

Autores

  • Igor Barros Santos Instituto Brasiliense de Direito Público
  • Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.341

Palavras-chave:

Educação Indígena. Lideranças. Amazônico.

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar as percepções das lideranças indígenas sobre seu processo formativo, capazes de contribuir para a construção do perfil de representação étnica e maior engajamento político. Apresentaremos a educação indígena, compreendida pela configuração não escolarizada, inserida no universo de conhecimentos e experiências em que a valorização dos saberes tem destaque na conformação do pertencimento para a manutenção de suas culturas. Tem como metodologia a pesquisa narrativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com seis líderes indígenas do Amapá e norte do Pará, ambos estados localizados na Amazônia brasileira.  Partindo das narrativas dos (as) indígenas, os resultados demonstraram pontos comuns do processo formativo permeados pela/na educação indígena, como: a observação, o interesse, o aconselhamento, o afeto pela coletividade, a habilidade de considerar a diversidade de opiniões e a necessidade de manter a representatividade de seu povo fora das aldeias, como símbolo de resistência e luta por direitos.

Biografia do Autor

Igor Barros Santos , Instituto Brasiliense de Direito Público

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá. Doutorando pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Procurador Federal.

Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões , Universidade Federal do Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Uberlândia. Professora da Universidade Federal do Amapá, nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Direito.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Barros Santos , I., & Cristina Guimarães Queiroz Simões , H. . (2024). O PROCESSO FORMATIVO DE LIDERANÇAS INDÍGENAS NO NORTE AMAZÔNICO: : A INFLUÊNCIA DA EDUCAÇÃO INDÍGENA. Ensaios Pedagógicos, 8(1), p.135–149. https://doi.org/10.14244/enp.v8i1.341